POLÍCIA CIVIL PRENDE SERVIDOR PÚBLICO DE ESPINOSA POR DESVIO SUPERIOR A MEIO MILHÃO DE REAIS

Por Sueli Teixeira

Segundo a Polícia Civil, um homem de 32 anos, foi preso preventivamente nesta última terça-feira, 28 de março de 2023, em investigação que apura o desvio superior a meio milhão de reais do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Espinosa, na região Norte do estado.

Além da prisão, a PCMG  cumpriu  mandado de busca e apreensão e sequestro de bens e valores, apreendendo  bovinos, dinheiro e bens patrimoniais do suspeito.

Peculato 

A investigação policial teve início no mês de fevereiro 2023, depois que o setor jurídico do  Instituto de Previdência Municipal denunciou o desvio. 

Conforme apurado, o servidor investigado teria se aproveitado de sua função pública, cuja responsabilidade era a elaboração de folha de pagamento aos beneficiários do Instituto, para desviar vultosas quantias para  contas pessoais. 

O delegado Eujecio Coutrim explica que a fraude começou a ser executada no ano passado, com desvios de pequenas quantias pelo servidor. Depois de algum tempo,  acreditando que  não seria descoberto, ele
passou a transferir altos valores para contas pessoais. Neste período, conforme investigação, chegou a ter salário mensal de  R$ 70 mil reais,  progredindo rapidamente seu patrimônio pessoal. 

Até o momento estima-se que o suspeito  subtraiu do cofre público previdenciário municipal, no mínimo, meio milhão de reais, no período de um ano. Estes valores foram usados por ele para  investir  em gado, comprar imóveis, veículos e armas de fogo. 

Apreensão 

Ao todo um imóvel, três veículos, 180 cabeças de gado, dinheiro em espécie, celulares e apetrechos para carregamento de munições foram apreendidos pelos policiais civis durante cumprimento do Mandado de Busca e Apreensão. A Justiça autorizou ainda, o bloqueio de valores nas contas  bancárias do suspeito da quantia de R$ 480.497,55 . 

Um estabelecimento comercial que pertence ao investigado,  onde os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão foi interditado. "A ação visa assegurar a recomposição patrimonial da PREVESP, devolvendo aos cofres públicos os valores desviados indevidamente", informa o delegado. 

O suspeito encontra-se no sistema prisional à disposição da Justiça.

Equipe:

Chefe de Departamento: Dr. Jurandir Rodrigues César Filho
Delegado Regional: Dr. Ricardo Esthevan F. do Amaral
Delegado de Polícia responsável pela inestigação: Dr. Eujecio Coutrim Lima Filho
Escrivães de Polícia: Gláucia e Renan
Investigadores de Polícia: Ângela, Alex, Lucas, Dalson, Gilsimar e Jefferson

Fonte: Polícia Civil

Jornalista Sueli Teixeira
Site Boneka Jaína

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem