Por Sueli Teixeira
*Exclusivo*
Arquivo: PCMGA Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da 20ª Delegacia de Polícia de Espinosa, nesta quinta-feira, 17 de Julho de 2025, deflagrou a segunda fase da Operação Vox Vacua, com foco na repressão a um grupo suspeito de integrar uma sofisticada organização criminosa voltada à prática de estelionatos majorados, lavagem de capitais, uso de documentos falsos, associação criminosa e litigância predatória.
As investigações indicam a existência de uma estrutura criminosa altamente organizada, com núcleos operacionais, jurídicos e logísticos autônomos, atuando de forma reiterada contra vítimas em situação de vulnerabilidade, como idosos, pessoas com deficiência e analfabetos. O grupo suspeito utilizava empresas de fachada, procurações viciadas, escritórios disfarçados de assessorias e plataformas tecnológicas para aplicação dos golpes e judicialização fraudulenta de demandas.
Durante a ação de hoje, foram cumpridos cinco mandados judiciais de sequestro de bens vinculados à suposta organização criminosa, com o objetivo de acautelar o patrimônio obtido ilicitamente. Os bens sequestrados incluem:
• Caminhão VW 8.120, ano 2001/2001;
• Motocicleta Honda NXR150 Bros ESD;
• Caminhão VW 17.220 Euro3 Worker, ano 2008/2009 – localizado e apreendido na cidade de Urandi, no estado da Bahia, em uma pedreira;
• Jet Ski Sea-Doo e a respectiva carretinha;
• Veículo BMW X3, ano 2020.
As apurações seguem em curso, com análise de dispositivos eletrônicos, dados bancários, contratos e documentos apreendidos, além da oitiva de novas vítimas. A Polícia Civil no comando do Delegado Eujécio Coutrim Lima Filho de Espinosa, reforça seu compromisso permanente com o enfrentamento à criminalidade complexa e à proteção dos direitos dos cidadãos, especialmente os mais vulneráveis.
Jornalista Sueli Teixeira
Site Boneka Jaíba