*Por Sueli Teixeira*
O Ministério Público teria apresentado para a desaprovação das contas eleitorais de três candidatos eleitos nas eleições 2024 em Jaíba, sendo eles: Ju Gurutubano, Maycon da Obra e Fola, publicado na última segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024.
Nesta quarta-feira, o Excelentíssimo Juiz Eleitoral Juliano Martins de Brito, proferiu a sentença dos referidos candidatos. Maycon da Obra e Jú Gurutubano tiveram suas contas eleitorais Aprovadas com Ressalvas, e julgo DESAPROVADAS contas eleitorais do candidato FOLA do Partido MDB de Jaíba MG.
Mesmo representado por 5 advogados no processo, o candidato a vereador eleito FOLA nas eleições 2024, fica impedido de receber a certidão de quitação com a justiça eleitoral, documento necessário para uma futura candidatura.
Ressaltando ainda que, o mesmo poderá ser diplomado, mas possivelmente com esta sentença, sofrerá riscos de ações eleitorais como AIJE(Ação de Investigação Judicial Eleitoral) ou uma AIME(Ação de Impugnação de Mandato Eletivo), caso haja algum candidato, partido político ou o próprio Ministério Público entrar com processo por suposta captação ou gastos ilícitos de recursos. Sendo assim julgada procedente, cassa o diploma expedido.
Na sentença deste, o parecer ministerial apresentou irregularidades com um percentual estimado de 197,80% e determina além disso, o recolhimento ao Tesouro Nacional da importância de R$ 2.340,00( Dois mil e trezentos e quarenta reais) do requerente Jefferson Rafael Chagas Silva (FOLA)nos termos do art. 32 da resolução TSE 23.607/2019.
Jornalista Sueli Teixeira
Site Boneka Jaíba
Tags:
Jaíba