FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO AFETA IDOSOS EM ITACARAMBI NO NORTE DE MINAS

Por Sueli Teixeira 

Vídeo: 23/09/2021

Publicado: 18/11/2021



Como Vivem o senhor Denso e a senhora Edvirges? Conheçam um pouco de sua história no Site Boneka Jaíba, diretamente de Itacarambi no Norte de Minas. 

O Senhor Prudêncio de Jesus Bizerra "Denso", de origem indígena, da etnia Xakriabá e Edvirges Maria de Barros Bizerra, de origem Pernambucana, residem em Peruaçu, município de Itacarambi-MG há mais de 50 anos. 

Eles são casados há 53 anos e frutos dessa união, 11 filhos. Dos 11 filhos, eles perderam uma filha ainda bebê (vítima de sarampo), e três filhos já adultos faleceram por acidentes trágicos. 

Todos foram criados com muita luta e dificuldades, nesta humilde residência do vídeo, saindo da localidade para estudarem, trabalhar e formar famílias.

Como são idosos, os filhos fazem "rodízios" para cuidar dos mesmos, pois os dois possuem comorbidades, como pressão alta, diabetes, depressão e Alzheimer.

A casa onde moram, ainda é construída de pau-a-pique, muito antiga, inclusive de risco quando chove. 

No local, não possui energia elétrica, ainda usam candeias a querosene. 

Próximo da residência, o rio Peruaçu ainda existe, mas a água é imprópria para o consumo, utilizado apenas para higiene e Limpeza.

A Água para beber vem da circuvizinhança , Januária e Jaíba, quando os filhos levam. O vizinho mais próximo mora a 1km de distância. 

Não há estrada, e a que possui foi feita manualmente pela família, ao pouco menos de 1 ano. 

Os idosos são aposentados, porém não é o suficiente para uma vida melhor, mal para alimentação e medicamentos. 

Apesar das dificuldades citadas, os mesmos não querem sair do lugar, pois amam viver lá, e sua história lá. 

Pelos filhos já teriam ido morar na cidade, mas teme-se contrariá-los e morrerem mais cedo, como dizem os ditados populares. 

O QUE QUEREMOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE ITACARAMBI? 

Pede-se as autoridades componentes que tenham uma atenção especial para com estes idosos, proporcionando à eles o básico para uma vida digna, e que a Excelentĺíssima Prefeita Nivea M. De Oliveira, recebesse a notícia desta forma carinhosa, o pedido dos filhos para com seus pais, que amam e cuidam deste lugar. 

De acordo uma filha, Serviços públicos de saneamento básico integram o conjunto das necessidades mínimas e essenciais à sobrevivência das pessoas, e aguardam uma parecer favorável da administração pública de Itacarambi, finaliza! 

 Jornalista Sueli Teixeira

 Site Boneka Jaíba


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem