Por Sueli Teixeira
*O município de Jaíba na gestão atual, com o maior projeto da América Latina terá o aeroporto interditado*
A Agência Nacional de Aviação Civil é uma agência reguladora Federal (ANAC) com responsabilidade de normatizar e supervisionar atividades voltadas para a aviação no Brasil e segurança do setor, divulgou no site oficial da ANAC dia 17 de Novembro de 2020 o pedido de fechamento, será interditado na quarta-feira no dia 20 de Janeiro de 2021.
Segundo informações, por falta de documentação e a infraestrutura aeronáutica para o funcionamento no local.
O aeroporto de Mocambinho está cerca de 50 km de Jaíba no Norte de Minas, localizado na área C3 do Projeto Jaíba.
Os aeroportos mais próximos são em Itacarambi, Januária, Manga e Janaúba.
Alguns empresários manifestaram indignação com o ocorrido que poderá ter seu fechamento definitivo, causando muitos prejuízos por falta desses serviços no Projeto Jaíba, onde ficam localizados suas empresas de grande, médio e pequeno porte.
Caso venha se confirmar está notícia da Anac, a região do Jaiba, sofrerá grande perda na sua instrutura, uma vez que o aeroporto de mocambinho, por mais que precário, atende uma demanda significativa para grandes investidores.
O que significa que o tão sonhado aeroporto de cargas, para grande aeronaves, ficou nas promessas.
Nas cidades onde ainda não tem um processo de licitação para operar os aeroportos locais, esta demanda fica a cargo dos municípios, que por vez, são os responsáveis em sua maioria pelos aeroportos em sua cidade.
No aeroporto em Mocambinho foram registradas várias presenças de autoridades de políticas públicas, artistas e empresários.
Até o momento nenhuma nota oficial do responsável pelo município de Jaíba.
Jornalista Sueli Teixeira
Blog Boneka Jaíba