PMMG inicia testes com câmeras para reconhecimento facial


   
Postado em 02 de agosto de 2019    
A Polícia Militar de Minas Gerais iniciou a fase de testes de um sistema de reconhecimento facial. As primeiras atividades práticas do grupo formado por militares da Diretoria de Tecnologia e Sistemas (DTS), do Batalhão de Choque (BPCHQ) e de uma empresa de infraestrutura e soluções para telefonia fixa e móvel aconteceram no Estádio Independência durante um jogo do Clube Atlético Mineiro e na Estação Central do metrô, com a participação da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU).

Leia também

PMMG acessará imagens de segurança de bancos em toda MG após convênio com Febraban

Aumento do efetivo e uso de tecnologia são as armas da PM, revela coronel Giovanne Gomes da Silva

Segurança no ar: tudo sobre a força aérea que combate o crime e ainda transporta órgãos

Visão noturna e detector de calor corpóreo: inovações do policiamento aéreo de Minas

As câmeras foram instaladas na entrada do portão 6 do Estado Independência com o objetivo de verificar a capacidade do sistema de capturar faces do público que ingressava no estádio pelo portão. Faces de policiais militares, funcionários do estádio e voluntários que conheceram o sistema no momento de sua aplicação formaram o banco de dados provisório para os testes. As pessoas cadastradas circulavam entre os torcedores para que o sistema acusasse a passagem de um indivíduo com face cadastrada.

O Diretor da DTS, Cel Peterson Rodrigo Brandão Silveira, acompanhou os testes e afirmou que a expectativa das autoridades é de que o sistema auxilie o trabalho da Polícia na captura de criminosos. “Os resultados preliminares foram bastante satisfatórios, e indicam agora a necessidade de realizarmos um teste maior e com mais empresas, usando uma base real com indivíduos procurados, se possível, um banco de mandados de prisão com fotos. Estamos trabalhando para chegar a uma solução real, baseada em testes práticos e concretos que permitam inserir de forma responsável essa tecnologia de reconhecimento facial no nosso portfólio de serviços da nossa PMMG”, afirmou o Cel Peterson.
Fonte: PMMG

Jornalista Sueli Teixeira
Blog Boneka Jaíba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem