O POVO QUER SABER: O QUE ACONTECE POR TRÁS DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JAÍBA?

Por Sueli Teixeira
Vereadores Reidion e  Valdivino(Gancho)

Após a morte do Vereador Adão Antônio de Souza Caldeira *Dão  Muranga* em 16 de Dezembro de 2023, Presidente que estava ativo na Câmara Municipal de Jaíba, Vereadores lutam pelo poder para sentar-se na cadeira da casa legislativa.

Mas o que acontece por trás da Câmara de vereadores de Jaíba?

Conforme o ocorrido, o vice-Presidente Vereador Reidion Gomes dos Santos, assume como Presidente Interino no dia 07 de Dezembro de 2023, por afastamento de tratamento de saúde do Dão Muranga que veio à óbito(16). Logo mais, o suplente Nivaldo Gonçalves dos Santos suplente do falecido não teria ganhado posse durante os dez dias após o ocorrido, devido o período Natalino e recesso da Câmara de Vereadores de Jaíba MG.

Em resumo geral por parte dos vereadores de situação e oposição houve processos e mandados de segurança, onde favorecem ambas as partes, de acordo o regimento interno da casa.

No dia 01 de Fevereiro de 2024 foi marcado uma reunião extraordinária, onde não compareceram as partes e houve o cancelamento da reunião com pauta de Votação para Presidente e Posse ao Suplente.

No dia 15 de Fevereiro de 2024 foi marcada outra reunião extraordinária, onde compareceram apenas os vereadores "Oposição":  Reidion, Leiliane, Piu Caminhoneiro, Dezim da Frente 3, Werley Lima e Reginaldo do Para-Terra, onde não fizeram quórum e reunião foi aberta e fechada de imediato sendo a mesma Pauta de Votação para Presidente e Posse de Suplente e transmitida ao vivo pelo facebook da Câmara Municipal de Jaíba.

No dia seguinte pela manhã do dia 16 de Fevereiro de 2024, os Vereadores "Situação": Adonias, Gancho, Galego Doideira, Nelci, Zé Hélio, Elza   deram Posse para o Suplente Nivaldo Gonçalves dos Santos, segundo o Procurador Cosmo, era legítimo de acordo seu regimento interno da casa, afirma em nossas redes sociais e transmitido pelo facebook da Câmara Municipal de Jaíba.

Enquanto isso, o Presidente Interino Reidion afirmou em redes sociais que os atos eram nulos e foi convocado outra reunião para ordem do dia, segundo ele sendo primeiro:VOTAÇÃO PARA PRESIDENTE E APÓS POSSE DO SUPLENTE NIVALDO, ressaltando que, os vereadores não poderiam faltar a reunião por possível perda de mandato. A reunião foi realizada no dia 22 de Fevereiro de 2024, onde todos os vereadores compareceram. Só que, os vereadores Adonias, Elza, Gancho, Zé Hélio, Galego Doideira, Nelci não entraram na plenária, alegando ao Presidente Interino que Nivaldo tinha o direito de votar e ser votado, uma participação de quase 150 pessoas, com presenças de imprensa na plenária representada por Sueli Teixeira(Boneka Jaíba) e a Tv Serra Geral, com a segurança da gloriosa Polícia Militar de Jaíba. Veradores mostraram o registro concedido do TRE ao vereador Nivaldo Gonçalves dos Santos ao vivo no site Boneka Jaíba, e o vereador Nivaldo disse sentir-se lesado pelo Presidente Interino Reidion de tentar impedi-lo na votação da presidência.

Em início destes fatos, o Presidente interino Reidion tentou cancelar a reunião, fato que não foi concluído através da argumentação do vereador Adonias.  Por horas, a reunião ficou em silêncio aguardando o parecer do Presidente Interino Reidion.

Conforme o vereador Adonias 2° Secretário da mesa, a pauta seria apenas a votação para Presidência já que haviam empossado o Vereador Nivaldo em reunião solene na câmara dos Vereadores.

Não havendo concordância entre as partes, o impasse do dia durou de 17:20 até às 21 horas na primeira reunião, onde o vereador Adonias questionou ao vereador Reidion se haveria uma solução, sendo então, respondido por Reidion que estava aberta a reunião e que eles deveriam entrar na plenária, não aceito devido o Nivaldo não ser chamado para votação.

Visto que, o senhor Nivaldo não foi reconhecido pelo Presidente Interino, como vereador empossado. Diante  dos fatos, o vereador Adonias 2° Secretário da casa convocam os vereadores:  Zé Hélio, Nelci, Elza, João Vanderlúcio  Valdivino e Nivaldo tomassem seus assentos para continuar a ordem do dia, Votação para Presidente. 

Adentraram então os vereadores na sala privada de reuniões da câmara Municipal de Jaíba e realizaram a votação, sendo eleito por 7 votos, o Vereador Valdivino "Gancho" contra os vereadores para o cargo de presidente: José Aparecido "Dezim" e Reidion com 0 votação conforme registrado.

Os acontecimentos em uma mesma plenária no dia, virou "chacota" pública!

Todos os acontecimentos foram acompanhadas por testemunhas qualificadas, como advogados e respectivos procuradores da casa.

O boletim de ocorrência foi realizado pelo Presidente Interino Reidion.

A reunião em sala privada, empossou o Vereador Gancho como novo Presidente. A ata foi lida para a população presente às 22:40 com apoio políticos na plenária, comemorado com gritos e aplausos, sendo encerrada a reunião.

No boletim de ocorrência, a advogada Dr. Edite relatou que sentiu-se ameaçada pela forma que os vereadores adentraram o local, sendo ela assessora do Vereador Dezim e acompanhada pelo filho menor idade, afirma!

Segundo a Polícia Militar não foi necessário nenhuma intervenção. A população na plenária não teve autorização do Presidente Interino Reidion de acompanhar a reunião privada de votação realizada por Adonias.

E OS CAPÍTULOS CONTINUAM:

No dia 23 de Fevereiro de 2024, a polícia militar foi acionada por uma desordem na Câmara Municipal de Jaíba, onde funcionários não sabiam a quem obedecer como Presidente da Casa Legislativa,Vereador Reidion ou  Vereador Gancho?

PRISÃO DE VEREADOR:

Na manhã desta segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024, o vereador Reidion após outra reunião na câmara municipal de Jaíba, recebeu ordem de prisão no art. 21 do decreto Lei 3.688/41, e logo após assinou o TCO( Termo Circunstanciado de Ocorrência) e liberado, após supostamente chamar o advogado Auricharles com a expressão de "vagabundo" e acertando sua mão.

O advogado Auricharles argumentou uma agressão pelo vereador Reidion.

Em defesa, representado pela advogada Dr. Edite, o vereador Reidion disse não teria agredido o advogado, e não teria utilizado o termo "vagabundo"!

Em determinado momento destas desavenças politícas, a vereadora Elza afirma em vídeo na câmara de Jaíba que, "Do jeito que está aqui dentro haverá mortes"!

A Justiça de Jaíba está neutra nestes últimos acontecimentos.

E Jaíba, vai fazendo sua história!

Jornalista Sueli Teixeira
Site Boneka Jaíba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem