PCMG cumpriu na manhã desta quarta-feira (18/5/2022), em Jaíba, na região Norte do estado, Mandado de Busca e Apreensão de um adolescente, de 15 anos de idade, por envolvimento em crime análogo a homicídio. Em 29 de março, motivado pela cobrança de uma dívida de R $200, um jovem de 21 anos atirou em seu concunhado, de 22 anos, que faleceu. O adolescente, conforme se apurou, entregou ao investigado a espingarda usada por ele para atirar na vítima.
Dinâmica do Crime e Investigação
A investigação da Polícia Civil apontou que no dia dos fatos, a vítima procurou o suspeito para cobrar o valor de R $200 que ele estava devendo. O rapaz que não gostou de ter sido cobrado, foi até um matagal localizado na baixa do Marimbondo, apanhou uma arma de fogo (espingarda polveira) e desferiu um disparo na vítima que faleceu. Foi instaurado inquérito policial e o suspeito foi preso, em 31/3.
Aprofundando a investigação, a equipe policial descobriu que o investigado contou com o auxílio do adolescente para cometer o crime. Antes do ocorrido, o menor guardou a arma para o suspeito, e ainda, quando iniciou a discussão, entregou ao rapaz a espingarda carregada. Logo depois, o suspeito atirou na vítima que faleceu.
Em razão da participação do adolescente, o delegado Lucas Vieira Simões representou pela internação provisória dele. Em diligência na manhã de hoje (18), os policiais cumpriram o Mandado de Busca e Apreensão expedido pela justiça.
O Delegado conclui que apurou no procedimento a autoria e a motivação do homicídio. “Os fatos foram motivados por uma cobrança de dívida, ou seja, por motivo fútil. O suspeito e o adolescente envolvidos no crime foram identificados e cumprem medidas cautelares”, pontuou Lucas Vieira.
O adolescente encontra-se na Unidade Socioeducativo à disposição da Justiça e o suspeito permanece no sistema prisional.
As investigações continuam e, tão logo concluídas, o inquérito será remetido à Justiça.
Presidente:
Delegado substituto: Lucas Vieira Simões Canela
Coordenação:
Chefe de Departamento: Jurandir Rodrigues César Filho
Delegado Regional: Ricardo Esthevan Fernando Augusto do Amaral
Equipe:
Investigadores: Alexandre W. P. Silva, Antônio Benedito Nunes Filho,Cristina Duraes Zuba Santos,Farley Viana de Araújo,Gealisson T. Alves Barbosa
Escrivãs: Daiane Ribeiro Almeida Aragão e Escrivã Ad Hoc: Francielle Barbosa Santos
Fonte/ texto: Polícia Civil
Jornalista Sueli Teixeira
Site Boneka Jaíba