Minas tem primeiro caso confirmado da variante indiana

 


Exames confirmaram que paciente que esteve na Índia e que foi para Juiz de Fora, na Zona da Mata, está com a nova cepa do coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora, na Zona da Mata, confirmou, nesta quinta-feira (27/5), que o paciente que chegou da Índia e que está internado na Santa Casa de Misericórdia da cidade testou positivo para a variante indiana da COVID-19. Com isso, Minas Gerais registra o primeiro caso da nova cepa no estado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Juiz de Fora foi notificada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS) de que o paciente estava com a variante indiana. A pasta informou, também, que ele está sendo monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde que chegou ao município.

“Logo que os primeiros sintomas foram apresentados, foi realizado o teste para detecção da presença do vírus e recolhimento do material biológico para exame de sequenciamento genético. Todas as medidas e protocolos de segurança sanitária foram colocados em prática e, desde então, o homem encontra-se isolado dentro do hospital”, informou, em nota, a secretaria. O teste para a detecção da variante indiana foi feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Entenda

De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, o paciente que está com a variante indiana é uma pessoa que esteve na Índia trabalhando embarcada em um navio. Não foi informado o sexo nem o quadro clínico da pessoa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse que o paciente chegou ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no dia 18 de maio.O deslocamento para Juiz de Fora foi feito de carro. Mas, antes de se dirigir para a Zona da Mata mineira, a pessoa apresentou um teste RT-PCR negativo no terminal paulista, emitido dentro das 72h previstas na norma.


Governo de Minas

O Governo de Minas informou que "o paciente teve contato apenas com sua esposa, que está assintomática, em isolamento domiciliar e sendo monitorada". 

https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/05/27/interna_gerais,1271120/minas-tem-prime

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem