Norte de Minas avança para a Onda Amarela a partir deste sábado, 01 de Maio 2021.

 



Decisão foi tomada durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, nesta quinta (29), e leva em consideração a queda da incidência da Covid-19


 29 DE ABRIL DE 2021


Nátila Gomes

O Norte de Minas vai avançar para a Onda Amarela do Plano Minas Consciente a partir deste sábado (1⁰). A decisão foi tomada nesta quinta-feira (29), durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19.


Segundo o governo, a medida leva em consideração os resultados das medidas restritivas impostas pela onda roxa no estado. Nos últimos 14 dias, Minas Gerais teve queda de 38% na incidência da covid-19. Na última semana, a redução foi de 13%. Além disso, as localidades apresentaram quedas sustentadas na positividade e na incidência, além de redução na espera por leitos.


Além do Norte de Minas, também avançam para a fase menos restritiva as regiões Triângulo do Norte, Vale do Aço e Jequitinhonha, após uma sequência de 45 dias com regras mais restritivas. Na nova fase, está previsto maior flexibilidade na abertura do comércio e de outras atividades, estabelece distanciamento de 1,5 metro, aumenta para 100 pessoas a capacidade máxima em eventos, e permite 75% do limite de ocupação nos locais. Vão avançar também as microrregiões de Curvelo, Patos de Minas, João Pinheiro, Carangola, Muriaé, Ubá, Cássia/Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso. Já a Macrorregião Nordeste que estava na Onda roxa, agora avança para a vermelha.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o a positividade também caiu nas últimas semanas, assim como a pressão por leitos. Atualmente, o percentual de pessoas com sintomas gripais que testam positivo para covid-19 é de 39%. O número chegou a cerca de 50% no último mês. Já a fila de espera por um leito de UTI caiu de 211, no dia 22 de abril para 179 nesta quinta.

Essa queda no número de incidência é atribuída pelo governo à quantidade de pessoas que têm sido vacinadas com a segunda dose. O número de óbitos nos grupos prioritários caiu. Desse modo, segundo a SES, a proporção de óbitos por faixa etária mostra a eficácia da vacinação. 


Fonte @revistatempomoc


Repost: Blog Boneka Jaíba 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem