PROPOSTA DO NOVO PLANO DE CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA É ENTREGUE PARA PREFEITA DE NOVA PORTEIRINHA PELO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAL DE NOVA PORTEIRINHA-MG.


Uma nova proposta do plano de carreira e remuneração dos profissionais da educação escolar básica pública de Nova Porteirinha-MG elaborada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Nova Porteirinha - SINDNOVAPORT foi entregue diretamente nas mãos da prefeita Joélia Santos Barbosa no dia 31 de outubro deste corrente ano. Na ocasião estavam presente a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Nova Porteirinha, Eliana Maria de Almeida Lacerda, bem como, a Coordenadora da Comissão Técnica de Revisão do Plano de Carreira e Remuneração, Luzinete Leandra dos Santos e demais servidores do quadro administrativo.

De acordo com Eliana Lacerda, a entrega do plano é um divisor de águas, pois o plano de carreira adequado     simboliza um grande êxito para os profissionais da Educação. Para que isso acontecesse foi instituída uma Comissão paritária. A Comissão Técnica foi nomeada pelo Decreto nº 32/2019 de 08 de agosto de 2019 pela prefeita Joélia, com o objetivo de contribuir para a revisão do novo Estatuto e plano de carreira dos profissionais da educação. Sendo o nome da pedagoga Luzinete Leandra dos Santos, indicado pelo sindicato para atuar como coordenadora e assistente técnica com o objetivo de subsidiar o processo de adequação do plano de carreira realizado pela comissão. Todas as reivindicações dos profissionais da educação foram repassadas para a comissão técnica, que estudou as colocações e as diferentes legislações pertinentes. “Esse estudo foi iniciado nas reuniões da comissão e tudo foi levado para as escolas para ser discutido democraticamente entre todos os profissionais da educação da rede municipal. Portanto, reforço que o novo Plano de Carreira dos Profissionais da Educação Escolar Básica Publica é um plano bem atualizado em consonância com as legislações vigentes e foi amplamente debatido com toda a categoria da educação em um ciclo de estudos realizado pela Secretaria Municipal de Educação no dia 21 de setembro de 2019 em todas as escolas municipais”, detalhou Eliana. O Plano está em sua versão preliminar e agora será analisado pelo setor Jurídico e de Finanças da Prefeitura Municipal, no qual esperamos receber o parecer jurídico nos próximos 15 dias concluiu Eliana Lacerda. 

A professora Marília Martins Peixoto, destacou a importância do plano para os profissionais da educação: a revisão deste plano de carreira era uma reivindicação antiga da classe. Quero parabenizar o SINDNOVAPORT pela brilhante iniciativa por ter encaminhado esse trabalho a prefeitura.
E, prosseguiu: A valorização dos profissionais da educação através da aprovação integral deste novo plano de carreira e remuneração e a melhoria da qualidade de ensino é uma promessa de campanha da prefeita Joélia. A prefeita firmou o seu compromisso para com a categoria da educação, esperamos que este compromisso seja  cumprido plenamente até o final deste corrente ano, estamos bem atentos e esperamos não nos decepcionar, lembrou a professora Marília. 

A Coordenadora da Comissão, Luzinete Leandra explica que em atendimento à meta 17 do Plano Municipal de Educação de Nova Porteirinha- Lei nº 509/2015. Em um movimento histórico e inédito na região da Serra Geral, pela primeira vez um sindicato concretiza em regime de colaboração com um município uma estratégia prevista no Plano Municipal de Educação, com o cumprimento do dispositivo legal da estratégia 17.3 que é reformular no âmbito do município, plano de carreira para os profissionais do Magistério da Rede Pública de Educação Básica, da meta 17 que é justamente valorizar os (as) profissionais do magistério da rede pública de educação básica, pontua Luzinete. 
 De acordo, a coordenadora é inegável que a revisão do Plano de Carreira é uma vitória espetacular para a categoria da educação municipal. Temos orgulho desta conquista. Porém, não há dúvidas de que ainda há muita luta pela frente para garantir que as reivindicações sejam atendidas na mesa árdua de negociação com a administração municipal em conjunto com os vereadores. No entanto, avalia que o cumprimento da Meta 17, Estratégia 17.3 do Plano Municipal de Educação de Nova Porteirinha é um motivo de celebração para toda a sociedade, pois existe uma nítida relação entre os avanços na formação de professores, bom desempenho profissional, valorização e reconhecimento do Magistério com o alcance esplêndido de uma educação pública de excelência. Neste contexto, o município vive um momento sistêmico rico para a elaboração e implementação de suas políticas públicas educacionais que não pode ser desperdiçado, resumiu a pedagoga Luzinete Leandra.


Fonte: Luzinete


Jornalista Sueli Teixeira
Blog Boneka Jaíba




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem