SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE MINAS GERAIS VISITA JANAÚBA MG

JANAÚBA( Por Sueli Teixeira) Em evento realizado ontem(17), pela parte da manhã em Janaúba no auditório da Construai, receberam diversas autoridades regionais para "reunião de alinhamento" (sic), sendo eles: o prefeito de Janaúba Carlos Isaildon Mendes, o prefeito do município de Porteirinha Silvanei Batista, o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba José Aparecido, o presidente da Acijan Júnior e a presidenta da Abanorte Nilda, bem como o Secretário de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais, o Sr. Germano Luiz Gomes Vieira. 
Segundo o secretário a prioridade do governo para a pasta é desburocratizar os procedimentos para os licenciamentos ambientais.
Questionamentos foram citados sobre a possibilidade de poluição da barragem do Gorutuba do município, pela extração de mineral em Riacho dos Machados, e em preocupação de riscos que tiveram outras tragédias providas de barragens com maior risco como está sendo preocupante da Barragem do Barão de Cocais.
Segundo o Ministério Público, o estudo fornecido pela mineradora não contempla os impactos na mancha de inundação para o caso do rompimento de toda estrutura. Sendo assim, a quantidade de material e a força da avalanche de rejeitos terá proporções muito maiores do que apresentado pela mineradora em Barão de Cocais.
Mas enfim, com esse alinhamento, podemos cobrar do Ministério Público essa fiscalização contínua na cidade de Janaúba.
O secretário Germano, prioriza a infraestrutura para reservação de água; melhor gestão da análise de outorgas; a revisão e modernização de normas, o que inclui o decreto nº 47.383; além do estabelecimento de critérios técnicos para tornar mais eficientes e racionais o trabalho no campo e o uso do solo.
Jornalista Sueli Teixeira
Blog Boneka Jaíba
Fotos: Éder Borborema


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem