DUAS VACINAS CONTRA COVID-19 SOMEM EM JANAÚBA E VIRA CASO DE POLÍCIA.

 

Secretário de Saúde- Elvecio



Doses de vacina contra Covid-19 somem em Janaúba


Prefeitura está apurando responsabilidades

JANAÚBA -- 


A prefeitura de Janaúba, através da sua Secretaria Municipal de Saúde está apurando o sumiço de duas doses da vacina contra o Corona Vírus que seriam aplicadas aos profissionais da saúde, linha de frente no combate ao Covid-19 do Hospital Regional.

O secretário de Saúde, Helvécio Campos Albuquerque, diante desta informação, que ele considerou de extrema gravidade, já acionou a Polícia Militar para abrir um Boletim de Ocorrências e posterior investigação por parte da Polícia Civil que, certamente, abrirá um inquérito policial para apura os fatos.

De acordo com o secretário, as pessoas que estão recebendo as doses da vacina nesta primeira faze são cadastradas, para serem inseridas em um Portal da Transparência informando os nomes e as funções de cada um e das 1.052 doses que vieram para para Janaúba, 942 já foram aplicadas, estando as outras 110 sendo aplicadas no decorrer dos próximos dias, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. Ele explica que após as aplicações, os frascos das vacinas são armazenados nos locais de aplicação para conferência, “uma vez que prezamos pela transparência de nossas ações”, diz o secretário Helvécio Campos que nos conta que dois destes frascos não voltaram para conferência.

“Pode parecer pouco, dois frascos, mas diante do cenário de crise na saúde em que nos encontramos é extremamente preocupante estes casos, uma vez que ainda vamos receber até o final das etapas pelo menos mais 60 mil doses. Não podemos deixar passar casos como estes sem que responsabilidades sejam apuradas e é, exatamente o que estamos fazendo, atendendo, inclusive, determinação do prefeito Zé Aparecido”, atesta Helvécio Campos Albuquerque.

Neste sábado, dia 23, mesmo, pela manhã, o prefeito Zé Aparecido e o secretário Helvécio Campos estiveram no Hospital Regional assim que tiveram conhecimento dos fatos. Sabe-se que são quatro ou cinco pessoas envolvidas, coordenadores das aplicações. “Não queremos punir ninguém, mas precisamos saber o que houve de forma clara e, diante disso, estas pessoas serão licenciadas de suas funções para as devidas apurações. Se conseguirem nos explicar o que realmente aconteceu, tudo bem, mas queremos respostas claras e objetivas”, diz o secretário de Saúde.

Segundo Helvécio, uma destas pessoas, possivelmente envolvida, teria dito que usou doses de um frasco para completar um outro que teria vindo com quantidade inferior, “mas não apresentou documentos comprovando sua fala e mesmo assim também não mostrou o frasco usado. Faltam dois frascos. São duas doses. Estamos falando de vidas que estão sendo colocadas em risco”, argumenta o secretário.


Jornal Serra Geral 

Ascom de Janaúba


 

Jornalista Sueli Teixeira

 Blog Boneka Jaíba Fonte

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem