EXPOSIÇÕES CULTURAIS DOS ÍNDIOS XAKRIABÁ DA CIDADE DE SÃO JOÃO DAS MISSÕES EM JAÍBA MG


JAÍBA (Por Sueli Teixeira)-  Colégio Pilares Jaíba em nome de Mônica Brandão, Dolores, Professores, funcionários e pais, realizaram-se nessa quarta-feira(08), um encontro com apresentações culturais e exposições de artesanatos dos Índios Xakriabá de São João das Missões em Jaíba no Norte de Minas.
Com representantes: Waldemar liderança, Hilaro Secretário de Cultura, Ney Coordenador dos Artesanatos e o Jornalista Manoel Freitas.
Segundo o jornalista Manoel Freitas, esse encontro tem como objetivo mostrar os novos olhares da diversidade indígena em nossa região. Em sua palestra, direcionou a importância da Hierarquia dos Índios na Cidade de São João das Missões, pessoas idosas sendo respeitada pelos membros mais novos. Foram reveladas fotos de suas Ocas, igrejas, túmulos, inclusive foi homenageado o Índio Rodrigão que morreu recentemente na aldeia. Usaram as palavras, Waldemar, Hilaro e Ney ressaltando que hoje, atualmente os índios são vistos como índios de antigamente, sendo que foram várias mudanças na caça, pesca e agricultura. Muitos dos índios eram índios se fossem vistos “nus”, e na verdade não é isso que faz o índio. Mas em busca de direitos dos Índios, muitos indígenas foram mortos, ressaltam eles.
No evento foi realizada, dança do índio que encantou ao público presente. A dança é uma riqueza do povo indígena.
Uma linda exposição artística da tradição indígena foi exposta da autoria do Jornalista Manoel Freitas, onde relatam a vida dos índios.







Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem