CAMINHADA EM BUSCAM DE DIREITOS E PERMANÊNCIA NAS TERRAS DOS PRODUTORES RURAIS, ASSOCIAÇÕES E ASSENTAMENTOS EM JAÍBA NO NORTE DE MINAS

Por Sueli Teixeira 
























































 Na manhã deste sábado, 20 de novembro de 2021, "Dia Nacional da Consciência Negra", foi marcado por uma caminhada Pacífica por produtores rurais, associações e assentados de Jaíba no Norte de Minas, em buscam de direitos de posse de Terra, Urbanização, Infraestrutura, Documentação e políticas públicas para o desenvolvimento voltada à economia e agricultura familiar. A marcha contou com a presença do Deputado Estadual Gil Pereira, vereadores: Dezim da Frente 3, Pio Oliveira, Reginaldo do Paraterra, Leiliane, Elza, o representante político Jimmy Murça, advogado Fábio Lima e apoio da segurança pública da polícia militar de Jaíba. A concentração foi realizada no centro de eventos de Jaíba, onde foi registrado à presença do Prefeito Reginaldo Silva e o vereador Gancho. Esse evento sob liderança do Vereador Adonias Félix, representante do movimento sem terra, tem objetivo de buscar a posse de Terra para os assentados, por mais de 20 anos no local. "Queremos terras, não reintegração de posse!" Foram representantes das Associações: - Associação Terra Israel por Selineide; -Assentamento da Agricultura Familiar da 1615, Serrazul por Edvar; - Associação dos Produtores rurais Volta da Serra, Serraria por Joaquim; -Associação de costureiras por Dalete; -Associação do Alto Planalto por Laura; -Associação do P.A Canadá por Rosa; -Mulheres em ação por Paula; -Associação Asstrrja, comunidade Remanescente por Marcos e demais associações. O senhor Pastor Enok iníciou-se o evento com uma oração. O vereador Pio Oliveira que presta um serviço diretamente com os produtores rurais nesta causa com o Deputado Federal Zé Silva. A vereadora Leiliane que reforçou seu trabalho legislativo em defesa das mulheres, e apoio junto à estas famílias. O vereador Reginaldo do Paraterra que conta com apoio da Deputada Estadual Professora Beatriz Siqueira, que deixou sua mensagem de apoio nesta caminhada.

 O vereador Gancho que colocou à disposição dos trabalhadores. 

O Presidente da Câmara Municipal vereador Dezim da Frente3, parabenizou Adonias Félix pela luta diante dos produtores rurais, assentados e encontra-se no dever da casa Legislativa manter seu apoio e lutar junto com os jaibenses. 

 A vereadora Elza ausentou-se e não fez uso da palavra.

O Vereador Adonias em direcionamento ao Prefeito de Jaíba, relata a importância da terra para os assentados e almejam do Executivo o apoio aos trabalhadores, sabendo de todas as suas lutas frente à estas manifestações.

Jimmy Murça fala que estará atuante em Jaíba e fez questão de abraçar a bandeira do povo, em caminhar e lutar por esta causa, trouxe seus companheiros, representado pelo Deputado Gil Pereira e Vereadores ativos de Jaíba para juntos alcançar os objetivos. 

O Deputado Estadual Gil Pereira reforça o apoio aos trabalhadores rurais, essas famílias que precisam ser mantidos em suas terras para produzir, cuidar dos seus filhos e gerar a economia no município, reafirmando seu compromisso nesta defesa. 

O prefeito Reginaldo Silva, agradeceu ao idealizador da caminhada, o Vereador Adonias e parabenizou os Negros e Negras do Brasil, falando dos direitos garantidos ao longo do anos. E em tese do evento, falou sobre o orgulho de ser um produtor rural, de ser filho de um produtor rural, e fala com propriedades que, para receber o termo de posse não é fácil, pois não depende somente do município,ou dos vereadores presentes, mais ele abraça a causa junto com os produtores rurais em busca dessas regularizações junto aos órgãos competentes, somos parceiros, amigos e lutaremos juntos, é uma luta grande, finaliza! O vereador Adonias Félix finaliza, agradecendo aos produtores rurais, as associações, aos assentados e às autoridades públicas presentes neste evento e ressalta que, esta é a primeira caminhada de muitas, que possamos realizarmos e sairmos vitoriosos desta luta. Queremos nossa terra!

 Jornalista Sueli Teixeira 

 Site Boneka Jaíba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem