COVID-19: SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTEIRINHA CONFIRMA 1° CASO DELTA NO MUNICÍPIO.

Publicado Por Sueli 


A secretaria municipal de Saúde informa que foi confirmada a variante DELTA do vírus Sars-CoV-2  em uma Porteirinhense na cidade de Montes Claros. Após investigações epidemiológicas, a equipe de Vigilância do município de Porteirinha conclui que, durante passeio em casa de familiares na cidade de Montes Claros, a paciente contraiu o vírus. Realizado o exame RT-PCR confirmado pelo laboratório Fundação Ezequiel Dias (Funed), foi detectada a presença da cepa indiana do coronavírus. 

.

Ainda que haja retomada das atividades econômicas necessárias - conforme determina o Governo do Estado de Minas - para o sustento de tantas pessoas, e que atualmente nossos boletins apontem reduções de casos diários, NÃO É MOMENTO DE RELAXAR MEDIDAS DE PREVENÇÃO, devemos ficar em alerta.

.

Com altíssimo poder de transmissão e contágio, a variante Delta do coronavírus se espalha rapidamente e já é responsável pelo limite da ocupação de leitos clínicos e de UTIS- Covid no Rio de Janeiro, por exemplo. Apesar de existirem outras cepas em circulação, como Beta e Gama, a nova variante Delta pode ser considerada, até agora, a de maior risco. Segundo um documento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), a variante delta é tão transmissível quanto a catapora. Além disso, a nova versão do coronavírus teria a mesma chance de ser transmitida tanto por pessoas vacinadas quanto não vacinadas.

A nossa recomendação é de que em qualquer sintoma gripal as pessoas procurem a unidade básica de saúde. Após o alerta da circulação do vírus em nossa região, o município segue em sentinela e reforça neste momento o trabalho conjunto com a população. Mais que nunca é importante se vacinar para prevenir agravamento e possível óbito e manter TODAS AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO 

Use máscaras; Mantenha o distanciamento social; Evite aglomeração, Prefira locais abertos e bem ventilados; Higienize as mãos com frequência; Use sabão e álcool em gel; Tome a vacina quando chegar sua vez, sem esquecer-se da segunda dose; Cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou lenço ao tossir ou espirrar.


FONTE: Secretaria de Saúde de Porteirinha 


Jornalista Sueli Teixeira Blog Boneka Jaíba



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem