...

ESCOLA INDÍGENA DA ALDEIA XAXRIABÁ DE SÃO JOÃO DAS MISSÕES É INCENDIADA E DESTRUÍDA PELAS CHAMAS.



Com uma tristeza muito grande e coração cheio de dor que nesta madrugada recebemos a notícia e as cenas da nossa escola Xukurank na terra Indígena Xakriabá e Casa da Medicina Tradicional Xakriabá da nossa aldeia foi queimada, a nossa Aldeia, as pessoas a frente da direção da escola, mas toda comunidade escolar que sabe o quanto significa está profudamente triste em clima de velório, podem nos perguntar, mas morreu alguém? E quem disse que em partes não sentimos assim, porque o que fizeram foi colocar fogo na história e trajetória da vida de cada um.

Lugar onde construir minha vida toda a trajetória escolar desde os seis anos de idade, lugar onde ainda criança vi muitas líderanças e professores, professoras reunirem, pra avançar na luta pela educação, pelo direito, a escola foi um chão que levou a importante decisões e conquistas, mas como alguém pode cometer tamanha crueldade? Quem não respeita a luta pela construção coletiva investida em um passado, vai conseguir construir algum futuro melhor? Estamos vivendo em cortina de fumaça os direitos Indígenas sendo saqueado, ontem acabaram de votar PL 490 que anula a Demarcação dos Territorios Indígenas já não basta cenário de guerra, precisa provocar outras guerras? Pegaram em um ponto que vai prejudicar a vida não é somente de quem trabalha na escola, todo mundo a escola vai ter dificuldade de caminhar sem a vida documental de cada criança de cada pessoa que precisar, de um jovem que querer sair pra estudar, todo mundo que tem trajetória escolar. Mesmo que reconstrua a estrutura os arquivos material não serão recuperados de histórico, somente aqueles que estão no sistema. Mas não é sobre isso exatamente é como pode destruir a história da luta que tinha forte legado ali na educação, as pessoas que não sentem sensibilizados com a luta a história Coletiva não percebe que queimou a vida de muitas pessoas juntas e comemora uma ação criminosa de atentado deste não pode ter um projeto que preserve a vida e a construção de caminhos melhores. Não se pode curar o mal com a mesma enfermidade, qualquer seja a questão de alguem a Violência não pode ser o caminho, porque a violência leva caminho da morte. A luta e a justiça precisa caminhar junto. Para violência só tem um remédio o amor, tentaram colocaram fogo na nossa escola, mas não vai queimar e nem matar a nossa coragem de lutar pelos direitos coletivo do povo Xakriabá, porque sinal de sabedoria é mesmo estando numa guerra a gente lutar pela paz.


A educação Indígena, as escolas Indígenas merecem respeito, não podemos construir um bom futuro destruindo o passado.


Texto: Célia Xaxriabá


A PM investiga se o incêndio é criminoso, o fato ocorreu no dia 24 de Junho de 2021 na Aldeia Xaxriabá em São João das Missões no Norte de Minas.


Segundo o Prefeito Jair Xaxriabá, que sejam feitas as investigações e se foi um ato criminoso, que o culpado responda na justiça.



Jornalista Sueli Teixeira

 Blog Boneka Jaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed with by Way2themes | Distributed by Blogspot Themes